A Ordem Walonom passou por diversas modificações através de sua história, tendo ao longo de sua trajetória, modificado sua estrutura algumas vezes. Tais adaptações deram-se por diversos motivos:

– Adequação às novas realidades;
– Necessidade de grupo;
– Urgência em qualificação;
– Sugestões de membr@s.

Por cerca de 10 anos fomos um grupo estritamente fechado onde o treinamento e vivência eram pensados para formação sacerdotal. Portanto, até o ano de 2010 tínhamos uma estrutura mínima cujo objetivo final se resumia à educação iniciática. Quando Nathair e Bébhinn decidiram abrir as portas da Ordem para outras cidades e estados algumas adaptações se fizeram necessárias e a estrutura inicial fora estabelecida, sendo adaptada até alcançarmos o modelo que segue abaixo para apreciação. Outras modificações poderão ser feitas adiante em nossa jornada e isso deve ser encarado como algo natura e esperado considerando que nosso cerne está na vivência e tudo que é vivo muda.

Estrutura física

A Ordem Walonom mantém atualmente uma sede física para reuniões e pequenos encontros. Nossa estrutura esta atualmente fechada somente à membr@s da diretoria ou aqueles que contam com mais anos conosco.

Existe o projeto para a instalação de uma sede física que comporte atividades maiores e que possa manter rotinas ritualísticas abertas ao público.

Estrutura organizacional

 

Noss@s Membr@s são divididos em três Círculos onde há camadas. Temos abaixo uma ilustração delas, onde conforme suas camadas @s membr@s poderão atuar.

Temos, portanto, três círculos de atuação e aderência possíveis para noss@s membr@. Todos são opcionais e podem ser interrompidos pel@ mesm@ a qualquer momento dada nossa crença de que para boa atuação há de existir, antes de tudo, vontade. Veja abaixo informações mais específicas sobre cada umas das camadas de membr@s:

 

 

Membr@s

 

  • DUINE (Congregacionistas): São o corpo de discípulos que compõem a esfera mais externa da Ordem e da Tradição. Este perfil de membr@ é formado por aquelas pessoas que desejam votos e compromisso menores, que buscam uma aderência e comprometimento flexíveis. Tais membr@s não tem acesso ao treinamento formal, reservado somente àqueles que pretendem compor o quadro de iniciados da Ordem. Estes membr@s assumem os compromissos conforme aparecerem ou quiserem/puderem, sem manter uma linha de obrigatoriedade, podendo adequar suas práticas célticas à outras já existentes ou conforme suas necessidades.

Tríade duine

Querer | Integrar | Atuar

 

  • Dedicantes, Dedicad@s e Iniciad@s (Iniciáticos) : São aquelas pessoas que buscam algo a mais além do envolvimento básico com a espiritualidade céltica. Essa pessoa busca compreender mais profundamente como funcionam os detalhes de sua fé e tradição e fazem isso através do nosso sistema de treinamento. Este treinamento é voltado somente para aquelas pessoas que desejarem, sendo opcional para qualquer membr@. Tod@s tem acesso ao treinamento, bastando para isso comunicar a Preceptoria e verificar se as exigências e obrigações estarão de acordo com sua vida.

Tríade Iniciad@

Buscar | Desafiar | Explorar

 

  • Asarlaí : Fomardo por pessoas que já passaram pela formação iniciática mas não pretendem cargos de liderança e formação. São praticantes capacitad@s e formad@s dentro da nossa Tradição mas pretendem atuar de maneira solitária ou dentro de um Bosque ou Clareira, aí sob orientação de uma liderança ( a liderança de uma Clareira, de um modo geral, é feita por Reverend@s e de Bosques necessariamente por Saerdotes e Sacerdotisas). Asarlaí são noss@s “feiticeir@s”.
  • Reverend@s : Após a formação iniciática @ membr@ pode optar por dar seguimento ao seu treinamento e formar-se como Reverend@, e como tal atuará na comunidade enquanto liderança, realizando uma série de atividades voltadas para o público ou então para uma Clareira específica. Dentro da Ordem Walonom é a formação mais alta a se atingir, estando abaixo somente do cargo das lideranças da mesma.

Membr@s Duine – Círculo Externo

Membr@s Iniciáticos (Dedicantes, Dedicad@s e Iniciad@s) – Círculo Interno

Membr@s Asarlaí – Círculo Interno

Membr@s Reverend@s – Círculo d@s Sábi@s