Lughnasadh é um período de avaliações, de negociações e de preparar nossa colheita. Sementes foram jogadas ao solo e iniciam sua etapa final nesse momento.

Há 4 anos decidimos Pela introdução das celebrações dessa data em Walonom e pudemos observar diversas dificuldades físicas e energéticas para tanto. Um momento do ano cheio de feriados, pessoas de férias ou viajando foram de grande impacto para Jogos da Colheita ser o menor festival da Ordem, consequentemente do Bosque Feth Fiada que faço parte. Além do mais, sempre temos dias muitos quentes e tempo instável nesse período. Em 2018 decidimos que quebraríamos o histórico de Lughnasadh, trazendo uma nova alma para a celebração.

Um detalhe interessante a observar sobre a data é que em 2016 e 2018 tivemos temporais devastadores na cidade de Porto Alegre nos dias de Lughnasadh. Ainda sendo um mistério pra nós essa ligação, se tiveres alguma sugestão dos motivos para tal conexão, por favor comente abaixo.

Relato

O Bosque Feth Fiada se reuniu no bairro Ponta Grossa no dia 03/02 para os preparativos do rito. Preparamos três pães maravilhosos com grãos e frutas diversas para a oferta. Reunimos os recipientes necessários para deixarmos todos os alimentos que seriam ofertados. Estávamos um pouco preocupados com o clima que geralmente preenche este rito em nossa história e queríamos algo diferente de tudo, tentando ao máximo trazer uma nova energia para este dia.

Havíamos esquecido alguns ingredientes e precisamos ir ao mercado, um passeio que acabou por se tornar bastante divertido. Compramos algumas sementes e grãos extras, além de algumas bebidas. Em nosso retorno pudemos assar os pães e preparar a mesa para verificar se estava tudo dentro daquilo que planejamos.

Conforme o fim de tarde foi se aproximando fomos nos vestir e realizar os preparativos finais. Fizemos também algumas fotos para compartilhar com nosso grupo do Whatsapp da Ordem Walonom (fechado somente a membr@s).

Conforme íamos posicionando as coisas fomos percebendo o clima se modificando e finalmente pudemos perceber a força desse festival se aproximando.

O que ofertamos:

  • Leite
  • Cerveja
  • Três pães
  • Aveia
  • Sementes diversas
  • Ovos
  • Farinha de trigo e milho
  • Frutas

Recolhemos tudo e nos dirigimos para o local do rito, em meio à mata. Organizamos tudo e fizemos as limpezas no local e em nós com Sálvia, padrão da Tradição.

Tudo correu lindamente e tivemos um grande retorno energético. Foi um belíssimo rito cheio de amor e dedicação onde pudemos perceber muito a presença de Lugh e Tailtiu, sua mãe adotiva. Fizemos pedidos e agradecimentos diversos, aproveitando a boa sensação ritualística.

Após o rito recolhemos as cinzas da fogueira para utilizarmos na Druidaria através de pós de prosperidade e amuletos relacionados às temáticas de Lughnasadh.

As fotos abaixo foram tiradas no pré ritual, não permitimos registros durante o rito.


Conhecem o trabalho lindo desse artista, Lách Feochadán ? Além de realizar um lindo trabalho artístico cheio de inspiração sagrada é um querido membro da nossa Ordem. Veja abaixo dois quadros dele sobre o deus Lugh:

Você encontra o trabalho dele aqui !


Album de registros Jogos da Colheita – Lughnasadh 2018

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial